Engenharias – Joinville
CENTRO DE ENGENHARIAS DA MOBILIDADE
CAMPUS DA UFSC EM JOINVILLE
ENGENHARIAS (NAVAL E OCEÂNICA, AERONÁUTICA E ESPACIAL, FERROVIÁRIA, AUTOMOBILÍSTICA, MECATRÔNICA, ENGENHARIA DE TRÁFEGO E LOGÍSTICA OU ENGENHARIA DE INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTE + BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM MOBILIDADE)-DIURNO
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM MOBILIDADE
O Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Mobilidade é um curso superior de três anos (seis semestres), organizado para formar profissionais aptos a desenvolver atividades técnicas nas áreas de Tecnologia Veicular e de Tecnologia de Transporte. O candidato prestará vestibular para a área básica de ingresso nos cursos das “Engenharias da Mobilidade” em que serão oferecidas 200 vagas por semestre. Nesta área básica de ingresso todos os estudantes cursam um primeiro ciclo de quatro semestres.
Ao final do quarto semestre o aluno deverá optar por formar-se Bacharel Interdisciplinar em Mobilidade, com ênfase em Tecnologia Veicular ou ênfase em Tecnologia de Transporte. Serão oferecidas semestralmente 150 vagas para a área Veicular e 60 vagas para a de Transporte. A ordem de escolha para a ênfase desejada pelo aluno será através do melhor índice de aproveitamento acumulado.
O aluno que optar pela ênfase Veicular vai cursar no terceiro ano disciplinas para formação técnica em: processos de fabricação, transmissão de calor, elementos de máquinas, circuitos elétricos, sistemas motrizes mecânicos e elétricos, eletrônica, projeto veicular, manutenção e confiabilidade, entre outras. A opção pela ênfase de Transporte estuda no terceiro ano conteúdos técnicos nas disciplinas de: mecânica dos solos, análise estrutural, materiais, geoprocessamento, engenharia de tráfego, projeto geométrico e capacidade de vias, projeto e operação de terminais, portos e aeroportos, logística, custos, entre outras.
Os profissionais formados no Bacharelado Interdisciplinar em Mobilidade terão habilidades para atuar em todas as atividades técnicas do campo industrial ou de serviços, que requeiram raciocínio lógico, atividades de desenho, computacional, matemática, controle de processo, análise estatística ou matemática, gerencial, manutenção, dado que cursaram todas as disciplinas estruturantes da formação de engenharia. Assim, podem trabalhar em todas as atividades técnicas sem, contudo, terem habilitação para assinarem Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs). Por ser um diplomado em curso superior o egresso poderá cursar Especialização, Mestrado, Doutorado, ou retornar à UFSC para completar a formação em um dos cursos de engenharia associados à ênfase cursada no bacharelado.
Apesar da sua recente implantação, o Centro de Engenharias da Mobilidade já desponta com diversas iniciativas de pesquisa e extensão desenvolvidas por professores e alunos. Dentre algumas destas iniciativas pode-se citar: publicações em revistas científicas e congressos; o desenvolvimento do Barco Solar; participação nas competições Fórmula SAE, Mini Baja SAE, AeroDesign, Eficiência Energética e de Robôs. Além disso, é desenvolvido o Programa de Educação Tutorial e está sendo estruturada uma Empresa Júnior para aproximar os alunos de soluções de problemas técnicos do campo industrial, de infraestrutura, transporte e logística.
ENGENHARIA FERROVIÁRIA E METROVIÁRIA
ENGENHARIA DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA
Engenharias em números |
|
Candidato/vaga Vestibular 2012: |
Geral | Negros | Escola Pública |
1.51 | 0.28 | 1.74 |
Vagas: Vagas por semestre na área básica de Ingresso: 200 alunos
Vagas para BI em Mobilidade com ênfase em Tecnologia Veicular, no quinto semestre: 150 alunos
Vagas para BI em Mobilidade com ênfase em Tecnologia de Transporte, no quinto semestre: 60 alunos
Duração Engenharia: 10 semestres
Professores: 41 Doutores (Julho de 2012).
Telefone:
(48) 3721 6417