Engenharia de Controle e Automação

O Curso de Engenharia de Controle e Automação Industrial forma profissionais aptos ao desenvolvimento e à utilização de sistemas que automatizam equipamentos e processos de produção. O engenheiro de controle e automação industrial alia várias habilitações da engenharia à informática, otimizando a linha de produção das fábricas.

Os profissionais estão presentes em vários segmentos, como em empresas de engenharia, indústrias de eletroeletrônica, cerâmica, siderurgia, metalurgia, de cimento, química e petroquímica, alimentícia, automotiva, metal-mecânica e têxtil. Também podem se dedicar à criação de softwares para automatizar empresas, além de prestação de serviços nas áreas de automação e controle, pesquisa e ensino.

Nas primeiras fases o aluno estuda basicamente Matemática, Física e Informática. No decorrer do curso são oferecidas disciplinas como Administração, Economia, Gestão e Gerência da Produção. Além disso, há matérias de Informática Industrial, Automação Industrial (inclusive Robótica) e Controle de Processos.

Os alunos são expostos ao cotidiano da profissão através da Empresa Júnior, do Estágio Curricular e do Projeto de Fim de Curso. Na Empresa Júnior os alunos desenvolvem atividades semelhantes às de uma empresa normal, como a automatização de processos industriais. A partir da sétima fase, os alunos podem realizar um estágio de no mínimo 500 horas em uma empresa da área. Na décima fase o estudante tem apenas que fazer o Projeto de Fim de Curso (PFC), que é em geral realizado numa indústria, no Brasil ou no exterior. Muitos alunos acabam sendo contratados, ao final do curso, pelas empresas onde fizeram o estágio ou o PFC.

Engenharia de Controle e Automação em números

Candidato/vaga Vestibular 2012:

Geral Negros Escola Pública
5.41 1.00 4.21
Vagas:
72 (36 por semestre)Duração:
10 fases
Titulação dos professores: