Serviço Social
EMail

O Curso de Serviço Social forma profissionais que atuam na defesa e garantia dos direitos civis, políticos e sociais, na democracia e na liberdade. O assistente social pode formular e implementar propostas sociais através de políticas públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil ou de movimentos sociais.

O trabalho estende-se ao desenvolvimento de pesquisas para subsidiar a formulação de políticas e desenvolver ações profissionais. Estão entre as competências do assistente social orientar a população na identificação de recursos para atendimento e defesa de seus direitos e realizar estudos sócio-econômicos para diagnosticar necessidades sociais. O profissional pode ainda optar por assumir o magistério, supervisionar estagiários e coordenar cursos e unidades de ensino de Serviço Social.

As oportunidades de trabalho estão em expansão devido a três fatores: a Constituição brasileira prevê a Seguridade Social; são cada vez mais numerosos os projetos sociais implementados por organizações da sociedade; e o setor empresarial dá extrema importância à responsabilidade civil. Para o profissional de serviço social, o mercado é diversificado e abrange as Prefeituras Municipais, os Conselhos Tutelares, de Gestão e de Direitos, as Organizações Não Governamentais, Secretarias de Justiça, de Saúde, de Desenvolvimento Social, além de hospitais e cooperativas médicas.

A proposta pedagógica do Curso de Serviço Social da UFSC foi elaborada a partir de duas considerações básicas: a dimensão de intervenção do profissional e o espírito investigativo necessário para reconhecer e compreender os processos de exclusão social. A partir desses elementos, o aluno poderá viabilizar e estabelecer ações concretas.

O curso está estruturado em três núcleos: fundamentos teórico-metodológicos da vida social, fundamentos sócio-históricos da sociedade brasileira, e o núcleo de fundamentos do trabalho do assistente social. Nas primeiras fases, o aluno terá disciplinas gerais como História do Brasil e Ciência Política. O estágio supervisionado é realizado na sétima fase do curso, e o trabalho de conclusão de curso, na oitava.

 

Serviço Social em números

Candidato/vaga Vestibular 2012:

Geral Negros Escola Pública
Diurno 1.48 1.25 2.38
Noturno 2.31 1.50 5.08
Vagas
Diurno: 80 (40 por semestre)
Noturno (Atividades teórico-práticas, práticas e estágio no período diurno): 60 (30 por semestre)

Duração:
9 fases

Nota do ENADE: 
2004 – 1

Titulação dos professores: 
22 doutores

Telefone:
(48) 3721 9538

Fax:
(48) 3721 9381

http://www.servicosocial.ufsc.br/

Facebook Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado