História

O historiador é o único estudioso da sociedade que lida sistematicamente com o tempo. Ele vê e analisa criticamente todas as transformações sociais, políticas, econômicas e culturais sob a ótica temporal. O estudante e o profissional de História devem ser indivíduos com espírito investigativo e habituado com leituras.

O curso de História da UFSC oferece ao aluno a possibilidade de conciliar os métodos e teorias clássicas às novas práticas para a produção de conhecimento e crítica social. Para isso, dispõe de um conjunto de disciplinas teórico-metodológicas, além do debate e formação sobre estas questões em todas as disciplinas ao longo do curso.

Os estudantes dispõem ainda de outros laboratórios para pesquisa e projetos de extensão, podendo realizar estágios e receber bolsas de Iniciação Científica nos Laboratórios, como o Laboratório de História dos Povos Indígenas; de Pesquisa em Imagem e Som, de Saúde e Sociedade; de Migrações e Meio-Ambiente, de Relações de Gênero, de História do Trabalho, de História Oral, de História e Arte, Arqueologia e de Religiosidade e Cultura. O aluno também é incentivado à preservação de documentos no Laboratório de Patrimônio e Acervos. Importante local de estudos e estágio é o PET-História (Programa de Ensino Tutorial), que há mais de 18 anos apresenta oportunidade de estudo e bolsas para estudantes.

Apesar da grade curricular começar pela História Antiga e seguir uma linha didática cronológica, com História Medieval, Moderna e Contemporânea, os estudantes, desde os primeiros semestres, também voltam seus olhares para a relação com o presente. As Histórias do Brasil, de Santa Catarina, da América e da África também estão no currículo do curso, assim como as disciplinas pedagógicas, importantes para a formação de professor.

O estudante de História da UFSC pode se formar, simultaneamente, em licenciatura e bacharelado, o que aumenta as possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Depois de formado, o historiador pode trabalhar como professor universitário, de ensino médio e fundamental. Também pode fazer pesquisas para instituições públicas e privadas, dar assessoria histórica para filmes e outros projetos, ou até mesmo trabalhar com o turismo cultural e em qualquer projeto onde a memória e o patrimônio sejam envolvidos.

História em números

Candidato/vaga Vestibular 2012:

Geral Negros Escola Pública
Diurno 2.81 0.40 2.44
Noturno 2.74 1.00 4.67
Vagas:
Diurno: 45 (somente para o primeiro semestre)
Noturno: 45 (somente para o segundo semestre)

Duração:
Diurno: 8 fases