Ciência e Tecnologia de Alimentos

O Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos foi criado com o objetivo de formar profissionais especializados em alimentos, sob os aspectos científicos, tecnológicos, bioquímicos, higiênico-sanitários, sensoriais e nutricionais; com a capacidade de identificar problemas e formular soluções para atuar na cadeia produtiva agro alimentar, desde a fazenda produtora, em matérias primas, até a mesa do consumidor mais exigente, em produtos.

O curso visa abranger todas as áreas das ciências agrárias (fisiologia animal, fisiologia vegetal, botânica), por isto está situado no Centro de Ciências Agrárias. É um curso multidisciplinar, com a participação de outros centros da UFSC, como o Centro de Ciências Biológicas (anatomia humana, fisiologia humana, histologia, biologia celular, bioquímica, genética), o Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (química, física e matemática) e o Centro de Ciências da Saúde (nutrição).

Os alunos têm acesso a toda a infra-estrutura do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com 38 anos de experiência em ensino, pesquisa e extensão; possui 18 laboratórios de ensino e pesquisa, além de um sistema de laboratórios de análises credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e ao Ministério da Saúde (ANVISA). Conta ainda com uma usina-piloto de processamento de alimentos onde os alunos aprendem as operações unitárias de fermentação, desidratação, defumação, refrigeração, congelamento, enlatamento, esterilização para obtenção de produtos derivados de leite, carnes, pescado, frutas, hortaliças, óleos, amido e cereais. Os alunos ainda podem se integrar aos projetos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciência dos Alimentos.

O agronegócio é a nossa meta. O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, e a indústria de alimentos pertence ao segmento que mais gera empregos, com a maior fonte de receita de imposto sobre a circulação de mercadorias. Compõe o ramo do setor industrial mais interiorizado e bem distribuído.

O Bacharel formado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuará em todas as vertentes que caracterizam a geração do alimento, sua conservação e o monitoramento em todas as etapas de distribuição. Este campo de atuação estende-se também às áreas de elaboração e desenvolvimento de novos produtos, visando à melhoria nutricional, o bem-estar e a saúde da população, de acordo com a legislação e os mais modernos padrões de qualidade. O profissional contribuirá para que o alimento chegue à mesa atendendo às exigências do consumidor brasileiro e internacional. Podendo exercer responsabilidade técnica por indústrias de alimentos e laboratórios de análises; trabalhar com pesquisa; atuar em órgãos de vigilância sanitária, na avaliação toxicológica de alimentos, na área de educação alimentar e treinamento de manipuladores de alimentos.

Ciência e Tecnologia de Alimentos em números

Candidato/vaga Vestibular 2012: